Até que ponto o cuidado com a alimentação é saudável?

Até que ponto o cuidado com a alimentação é saudável?

22/01/2021 às 23:06:33

Quando falamos sobre alimentação saudável e a sua relação com a saúde mental temos que prestar atenção a um fator crucial: Será que o seu cuidado com a alimentação é na medida certa? O que o cuidado exagerado pode causar?
Sabemos que os alimentos possuem grande influência no nosso bem estar, na nossa aprendizagem, no nosso raciocínio, mas a forma de nos relacionarmos com eles pode nos trazer também algumas doenças, como os transtornos alimentares. 
SIM! O cuidado excessivo com o peso, imagem corporal e a alimentação pode desencadear alguns transtornos alimentares, como:
▪️ Anorexia: trata-se da restrição cada vez mais severa do consumo dos alimentos que os pacientes consideram muito calóricos, além de uma grave distorção da própria imagem corporal.
▪️ Bulimia: um consumo por vezes em excesso de determinados alimentos e adocso de métodos compensatórios como vômitos, laxantes ou atividades físicas em excesso na sequência. Vem acompanhado de sentimento de culpa.
▪️ Ortorexia: é a obsessão por alimentos saudáveis, puros e naturais. A questão não está nas calorias de cada prato, mas na pureza dos produtos.
▪️ Vigorexia: obsessão, neste caso, na ideia de ter um corpo perfeito, com músculos fortes e torneados. A pessoa pode passar horas realizando uma determinada atividade física.
Você pode estar pensando: se a falta de cuidado com a alimentação é um problema e o cuidado também, então o que fazer? Eu te incentivo a buscar o seu equilíbrio e não padrões estabelecidos. Te incentivo à conectar-se com você mesma e aprender a lidar com seus pensamentos e emoções pois a comida não é a cura dos seus problemas
Existem outros transtornos alimentares que não mencionamos neste post. Ficou curioso?